O Coletivo Ambidestro é uma organização cultural sem fins lucrativos que atua no fortalecimento do circo como linguagem artística e como campo de encontro e transformação social. Embora formalizado em 2015, o coletivo existe desde 2012, desenvolvendo ações que promovem formação, circulação, intercâmbio e articulação entre artistas circenses de diferentes territórios.

Acreditamos que o circo é uma ferramenta potente de conexão, superação, memória e inovação. Por isso, mais do que realizar eventos, buscamos sustentar processos colaborativos e duradouros, fortalecendo redes e práticas que valorizam a coletividade, o cuidado nas relações e o fazer em rede. Atuamos tanto com quanto sem apoio financeiro, mobilizando artistas, coletivos e movimentos de dentro e fora de Brasília.

Nossas ações incluem a realização de projetos continuados, oficinas de capacitação em produção cultural, suporte à formalização de artistas e orientação para inserção no mercado cultural — como elaboração de documentações, portfólios e inscrições em editais e festivais.

Entre os projetos que consolidam nossa trajetória, destacam-se:

O Coletivo Ambidestro acredita na potência da articulação coletiva para manter o circo vivo, pulsante e em constante transformação.


Carta de Princípios do Coletivo Ambidestro

O Coletivo Ambidestro é um espaço de criação, encontro e articulação entre artistas e coletivos que têm no circo uma linguagem viva, pulsante e transformadora. Desde 2012, construímos caminhos coletivos a partir do território do Distrito Federal, acreditando na arte como forma de conexão, resistência e reexistência.

Nossa atuação é guiada por princípios que sustentam não apenas nossos projetos, mas também as relações que cultivamos ao longo da jornada:

Assumimos esta carta como um compromisso com nossa história, com nossos parceiros e com o futuro que desejamos construir: um circo vivo, plural e em movimento.