O Coletivo Ambidestro foi criado em 2012, concomitante com a realização do primeiro Palco Aberto na feira da Torre de TV, por artistas circenses de Brasília, frequentadores do encontro de malabarismo. Com o intuito de profissionalizar formalmente o Coletivo, no dia 08 de agosto de 2015 é constituído na forma de Associação sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar, difundir e valorizar a arte circense. Atualmente é formado por 17 artistas circenses e produtores que trabalham há mais de 10 anos na área da Cultura e conta com uma extensa rede de parceria de grupos de outras regiões do país e apoiadores locais.
Enquanto coletivo, promove o Palco Aberto, que acontece mensalmente na Torre de TV. E durante muitos anos movimentava o Encontro de Malabares e Circo no centro de Brasíla.
Além desses projetos, os membros do Coletivo atuam em diversos eventos na região e nacionalmente, como Encontro de Palhaços e Circo de Anápolis, Encontro Goiano de Malabares e Circo, e a Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo.
Em agosto de 2016 o Coletivo realizou de forma independente a 1ª Convenção Calanga de Circo - CCC. Foram 5 dias com 17 oficinas (malabarismo, acrobacia de solo, acrobacia aérea, palhaçaria, perna de pau, monociclo, contorção, dentre outras); 13 competições circenses; 9 espetáculos - sendo 5 destes realizados na lona erguida ao lado do CIEF, 1 em uma escola pública de Planaltina, 1 cortejo circense pelo Parque da Cidade, 1 grandioso Palco Aberto na Feira de Artesanato da Torre de TV e a incrível Noite Experimental no Teatro Dulcina de Moraes.
Em julho de 2017, membros do Coletivo Ambidestro tiveram a oportunidade de participar da 18ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo em Goiânia-GO e ir do maior evento de malabarismo e circo do Brasil para o maior do mundo na 40ª European Juggling Convention - EJC na cidade de Lublin, na Polônia. A Convenção Européia de Malabarismo, assim como a nossa versão nacional, é um evento anual que acontece cada ano em um país diferente da Europa com uma média de 5 mil pessoas inscritas de 72 países diferentes e de 5 continentes. Em 2018 será em Portugal!!
Em 2018 foi realizado o PAI - Palco Aberto Itinerante que percorreu varias Rigiões Administrativas do DF, na Ecofeira do Mercado Sul em Taguatinga Sul, Casa da Cultura de Guará e Vicente Pires. Com apoio do Fundo de Apoio a Cultura do DF.
Em 2023 o Palco Aberto conta com o apoio da Funarte, Mnistério da Cultura e Governo Federal.
Para o futuro teremos mais trocas, mais encontros, mais palcos abertos, a 2ª CCC, Farol Coletivo, Palco Aberto Itinerante; e em Julho de 2025 vamos trazer, pela primeira vez em Brasília, a 23ª Convenção Brasileira de Malabares e Circo !!!