Palco Aberto

O Palco Aberto é um espetáculo de rua que ocorre no primeiro domingo de cada mês, na Feira da Torre de TV em Brasília. Consiste em uma roda de apresentações artísticas e é composto por uma equipe de produção permanente e um mestre de cerimônia convidado. Juntos são responsáveis pela unidade de uma roda aberta à manifestação artística de qualquer pessoa no ato do movimento.

Com o objetivo de proporcionar um espaço para que os artistas possam expor o seu trabalho, o Palco Aberto possibilita a experiência de novas criações junto ao público e aprimoramento do artista, além de oferecer para a cidade um evento cultural contínuo, gratuito e de fácil acesso.

Essa possibilidade de novos artistas poderem ocupar um palco, expor/testar o seu trabalho, tendo o suporte de um backstage, operador de som, registro audiovisual... é inigualável. Assim como a troca gerada pelo encontro do circo com diferentes expressões como a dança, poesia, teatro, música. Ademais, a rotatividade dos artistas locais e viajantes traz mais um tempero para a roda e, sendo assim, essa manifestação artística é única, cada vez que acontece.

O primeiro Palco Aberto organizado pelo Coletivo em Brasília aconteceu dia 03 de junho de 2012, tendo como mestre de cerimônia o grande Valentin Flamini (Argentina). Desde então, o perfil da roda tem se modificado gradativamente e agora toma uma forma mais complexa, envolvendo mais pessoas e uma estrutura maior. Tornou-se um evento já consolidado na Feira da Torre de TV e já possui formação de público próprio.

A estrutura que temos hoje consiste em uma empanada (biombo), um picadeiro, uma tenda/camarim e cinco ribaltas que são de uso exclusivo do Coletivo Ambidestro. Contamos, ainda, com a parceria do Circo Inventado para completar a estrutura com mesa de som, microfones, cabos e amplificadores.

Para dar suporte aos números, em todas as edições, arrecadamos dinheiro através do chapéu, prática tradicional dos artistas de rua que, muitas vezes, não é valorizada pelo público, provavelmente, pelo seu caráter informal e democrático. O que é arrecadado é destinado não só para a manutenção da estrutura do Palco Aberto, mas também para ajudar nos custos dos artistas do dia, afinal o artista trabalha muito para aperfeiçoar o seu trabalho.

Não perca o próximo Palco Aberto! Um evento único, todo primeiro domingo do mês, na Feira da Torre de TV.

Siga o Coletivo Ambidestro nas redes sociais para estar sempre atualizado.